Núcleos de pesquisa

Os Núcleo de Pesquisa em Refúgio (NPR), Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento (NPD) e Núcleo de Pesquisa em Refúgio & Desenvolvimento (NPR&D) são o espaço onde alunas e alunos desenvolvem suas próprias pesquisa de forma crescentemente autônoma, mas com supervisão próxima e constante. Esses e outros que por ventura sejam formados são ou serão constituídos de encontros presenciais de debate sobre leituras pré-determinadas e encontros de supervisão. Cada núcleo tem um programa de leituras por semestre, com objetivos claramente estabelecidos.

Abaixo se encontram alguns exemplos de trabalhos desenvolvidos no NPR em 2019. Os resultados finais dessas respectivas pesquisas e os briefings produzidos pelo NPD e NPR&D podem ser encontrados na aba de Publicações.

A integração Acadêmica do refugiado estudante

Por Carolina Futuro

 

O presente trabalho visa analisar os múltiplos fatores envolvidos na integração acadêmica de um refugiado em um sistema de ensino superior estrangeiro.

[Download]

Refúgio no Rio: O Papel da Cidade na Integração Laboral dos Refugiados

Por Cleyton Costa Lima

 

O artigo tem como objetivo compreenderquais condições precisam ser oferecidaspor cidades para que solicitantes derefúgio e refugiados possamauxiliar nodesenvolvimento econômico delas. 

[Download]

A interiorização dos refugiados venezuelanos no Brasil

Por Luiza de Macedo Soares

 

A pesquisa busca analisar a política deinteriorização do governo brasileiro, praticadacom o apoio de organizações internacionais,com o intuito de lidar com as situações deestada prostrada no Brasil.

[Download]

 

O Limbo: o Espaço Conector como a nova fronteira

Por Mayara Maciel

 

O Espaço Conector, nome formal do limbo, é onde as pessoas que não puderam entrar no Brasil e não podem prosseguir viagem de volta por problemas com a companhia aérea, e os que se negam a retornar ficam. Pretendo discutir sobre as práticas de violação de Direitos Humanos que são descritas na literatura sobre o assunto.

[Download]

 

©2019 por PET/TEPP do IRI/PUC-Rio. Orgulhosamente criado com Wix.com