Fluxo de trabalho do PET/TEPP

O fluxo de trabalho do PET/TEPP do IRI é pensado para

ESTRUTURA BÁSICA

CICLO BÁSICO

Engloba um a dois semestres iniciais do programa, a depender do tamanho da turma e da proporção bolsistas experientes/novas.

 

Em geral, consiste em dois ou três cursos de formação básica, dentre eles, usualmente:

 

a) resumo/resenha;

b) apresentação oral; e

c) retórica.

Em geral, implica três encontros presenciais de 2h de duração a cada 1 ou 2 semanas durante o semestre, um encontro semanal para cada curso.

NÚCLEOS DE PESQUISA

Recentemente, consistiu em arranjos variados, como

a) Núcleo de Pesquisa em Refúgio;

b) Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento;

c) Núcleo de Pesquisa em Refúgio e Desenvolvimento,

compreendendo ambos os eixos como temas amplos de pesquisa.

Engloba dois ou três semestres do programa, após o Ciclo Básico.

Em geral, consiste em 7 ou 8 encontros presenciais de leitura e debate e 4 ou 5 encontros presenciais de supervisão ao longo do semestre, de 2h de duração cada.

É esperada a produção de relatório coletivo incorporando as pesquisas individuais, a ser elaborado em parte do período maior das férias de fim de ano.

WORKSHOPS

Todas/os as/os bolsistas devem obrigatoriamente participar do workshop de encerramento semestral do PET/TEPP. Neste evento, apresentam seus trabalhos, praticando todas as habilidades compreendidas no programa, testando seus argumentos e introduzindo temas para o debate geral. 

Estes workshops podem ser organizados pelas/os próprias/os bolsistas, como parte da experiência acadêmica e profissional.

Anualmente, todas/os participam também da Semana de Iniciação Científica da PUC-Rio, usualmente em agosto. As/os bolsistas fazem apresentações orais sobre suas pesquisas, como praticadas nos workshops.