Fluxo de trabalho do PET/TEPP
O fluxo de trabalho do PET/TEPP do IRI é pensado para
ESTRUTURA BÁSICA
CICLO BÁSICO
Engloba um a dois semestres iniciais do programa, a depender do tamanho da turma e da proporção bolsistas experientes/novas.
Em geral, consiste em dois ou três cursos de formação básica, dentre eles, usualmente:
a) resumo/resenha;
b) apresentação oral; e
c) retórica.
Em geral, implica três encontros presenciais de 2h de duração a cada 1 ou 2 semanas durante o semestre, um encontro semanal para cada curso.
NÚCLEOS DE PESQUISA
Recentemente, consistiu em arranjos variados, como
a) Núcleo de Pesquisa em Refúgio;
b) Núcleo de Pesquisa em Desenvolvimento;
c) Núcleo de Pesquisa em Refúgio e Desenvolvimento,
compreendendo ambos os eixos como temas amplos de pesquisa.
Engloba dois ou três semestres do programa, após o Ciclo Básico.
Em geral, consiste em 7 ou 8 encontros presenciais de leitura e debate e 4 ou 5 encontros presenciais de supervisão ao longo do semestre, de 2h de duração cada.
É esperada a produção de relatório coletivo incorporando as pesquisas individuais, a ser elaborado em parte do período maior das férias de fim de ano.
WORKSHOPS
Todas/os as/os bolsistas devem obrigatoriamente participar do workshop de encerramento semestral do PET/TEPP. Neste evento, apresentam seus trabalhos, praticando todas as habilidades compreendidas no programa, testando seus argumentos e introduzindo temas para o debate geral.
Estes workshops podem ser organizados pelas/os próprias/os bolsistas, como parte da experiência acadêmica e profissional.
Anualmente, todas/os participam também da Semana de Iniciação Científica da PUC-Rio, usualmente em agosto. As/os bolsistas fazem apresentações orais sobre suas pesquisas, como praticadas nos workshops.