Como bolsistas

01

Para entrar no programa, fique atenta aos processos de seleção para bolsistas. O PET/TEPP infelizmente não oferece opção de voluntariado. 

02

A seleção pode ser feita  uma ou duas vezes ao ano, conforme disponibilidade de bolsas, sempre ao fim de cada semestre acadêmico.

03

A seleção costuma ser anunciada através de edital por email enviado pela secretaria do IRI, nas redes e no mural do instituto.

04

As vagas normalmente disponíveis são para 2o a 4o período (inclusive) da graduação do IRI. A seleção leva em conta CR e envolve entrevistas, dentre outras considerações.

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA

A bolsa PET consiste em auxílio de R$ 400,00 a cada aluna/o oferecido pelo MEC.  A bolsa TEPP consiste na oferta complementar, pela PUC-Rio, de descontos sobre mensalidade como forma de apoio na geração de mais vagas no programa. 

A coordenação do PET/TEPP visa à formação de um grupo engajado e cioso de aprendizados diversos, por isso nos reservamos o direito de não preencher todas as vagas a cada seleção. O resultado tem sido grupos coesos, solidários, bem entrosados, competentes e com grande nível de produção.

Para receber o certificado pelo cumprimento de todas as etapas do programa, a/o bolsista deve permanecer ao menos 2 anos no PET/TEPP, daí, portanto, como regra, não serem aceitas inscrições de alunas/os para além do 4o período da graduação.

O programa demanda dedicação equivalente a 20h semanais e com normas e expectativas semelhantes às de um estágio. Como se trata de um programa voltado para a alta especialização e o preparo para além da faculdade e, acima de tudo, como o projeto só existe com o apoio de verba pública, o PET/TEPP espera comportamento equivalente a qualquer ambiente de trabalho profissional - atrasos, faltas sem justificativa e descumprimento de tarefas e prazos não são tolerados.

Para mais informações sobre o funcionamento do programa, ver Metodologia.

Acreditamos que o investimento exigido é mais do que compensado pelos resultados atingidos e pelo nível de preparo para o futuro. Para saber mais sobre os resultados, ver Publicações.

Para tutoras

O PET/TEPP acredita fortemente na importância em apoiar ao máximo a formação docente de doutandas/os e pesquisadores. A equipe é normalmente formada por uma coordenadora, professora do quadro permanente do IRI, e, em geral, três tutoras, selecionadas dentre o quadro de doutorado e pós-doutorado do instituto. A cada nova vaga disponível, costumamos abrir edital para seleção no IRI. Se, no entanto, tiver interesse em participar pontualmente em alguma das atividades do PET/TEPP, por favor, entre em contato com a coordenação do programa e teremos prazer em pensar algumas possibilidades.

©2019 por PET/TEPP do IRI/PUC-Rio. Orgulhosamente criado com Wix.com